O nascimento da besta foi em uma noite de inverno no final de 1992, quando quatro almas escuras se uniram sob grande influência do álcool e um desejo de criar Black/Death Metal dedicado a alguém sem um mestre.
As quatro almas escuras mencionadas antes eram Thomas Backelin, Micke Backelin, Anders Backelin e Niclas Andersson que começaram a batalhar com Lord Belial naquela mesma noite, no mesmo inverno gravaram a primeira demo 'The Art Of Dying', que tiveram algumas ótimas críticas em zines underground.
No início de 1993, eles entraram novamente em estúdio para gravar 'Into The Frozen Shadows' - uma demo tape que lhes deu um contrato de gravação com No Fashion Records no mesmo ano.
Uppsala e o estúdio Soundfront foram o primeiro alvo no ano de 1994 para a banda Lord Belial, eles estavam indo gravar seu álbum de estréia intitulado "Kiss The Goat", que foi lançado em 1995 e realmente teve muita atenção para a banda devido à sua feia e fodida capa rosa que, devido à fabricação incompetente ainda foi lançada, mas eles também obtiveram grande feedback de fãs em todo o mundo, e muitos shows ao vivo foram executados naquele ano.
No verão de 1996, Lord Belial seguiu para os estúdios Fredman em Gotemburgo para gravar o próximo álbum, intitulado 'Enter The Moonlight Gate' (que foi lançado em meados de 1997).
Desta vez eles escolheram Studio Dzyan para criar uma capa para o álbum e foi foda incrível!! Logo após a gravação ser concluída, Lord Belial partiu em sua primeira turnê com as bandas alemãs Adorned Brood e Impending Doom como shows de apoio.
A segunda turnê da banda foi no final de 1997, com seus compatriotas do Dismember que queriam que eles se juntassem como show de abertura, juntamente com Disfear.
Após a turnê, Lord Belial tem muitas ofertas sobre shows e turnês, mas agora era hora de continuar ensaiando e escrevendo novos materiais.
1998 foi o ano da criação de "Unholy Crusade" e desta vez Los Angered Recording Studios foi escolhido como o campo de batalha desta cruzada.
Este álbum foi lançado em 1999.
Uma excursão foi executada outra vez mas desta vez com Lord Belial como o show principal e foi todo um sucesso...
Depois de muitos shows e turnês menores Niclas decidiu deixar a banda em 2000 e foi substituído por Fredrik Wester.
Com um novo line-up, um álbum foi gravado mais uma vez em Los Angered, no final do processo Niclas Andersson reuniu a banda e agora a banda consistia de cinco membros pela primeira vez em sua história e com três guitarras foi uma enorme muralha de som ao tocar ao vivo.
Após o lançamento em 2002, Lord Belial liderou a "Angelgrinder Tour" com a Corporation 187, Satanic Slaughter e várias bandas locais como apoio, logo após esta turnê Fredrik foi forçado a deixar a banda por falta de tempo de seu lado.
No inverno de 2003 eles também lideraram outra turnê apoiada pela banda norueguesa Forlorn.
Lord Belial continuou a tocar em toda a Europa até um dia em Junho, quando Micke decidiu fazer uma pausa na banda e foi temporariamente substituído por Daniel Moilanen, e com este Niclas mais uma vez sair da banda com um entendimento mútuo.
O terceiro álbum em uma fila em Los Angered e desta vez com mais um novo line-up ...
Daniel desistiu da banda no meio do processo de gravação e Micke voltou ao Lord Belial logo após a partida de Daniel.
Pouco antes do lançamento do quinto álbum 'The Seal Of Belial' (o primeiro álbum no Regain Records) um novo guitarrista, Hjalmar Nielsen, foi recrutado e Lord Belial começou como uma nova era com um novo membro, novo logotipo e um novo estilo musical para a banda. Mesmo que a música ainda seja fria, melódica e crua não é focada em partes rápidas como nos álbuns anteriores.
O contrato com a Regain Records foi a melhor decisão para Lord Belial, com a dedicação total e apoio veio grande inspiração e, portanto, mais material escrito para um novo álbum foi uma coisa muito rápida de fazer.
Los Angered entrou para gravar o sexto álbum 'Nocturnal Beast' com Andy LaRocque como produtor mais uma vez.
Toda a sessão de gravação foi realmente suave com algumas coisas pré-produzidas, como guitarras limpas e todas as guitarras de linha, toda a sessão acabou depois de apenas 22 dias, incluindo mixagem e masterização.
Muitos shows e festivais foram feitos por Lord Belial desde o lançamento de 'The Seal Of Belial', os destaques foram o Hard Rock Laager Festival na Estónia e, claro, o lendário Party San Open Air, Festival na Alemanha!
Mais uma vez, em Los Angered Recording Studio, com Andy LaRocque como produtor, foi o alvo e desta vez era hora de uma Revelação. O álbum Revelation foi como um ponto de partida para Lord Belial, que nos últimos dois álbuns evoluiu cada vez mais para coisas lentas e melancólicas que os desviaram do caminho que exploraram pela primeira vez.
Com o álbum 'Revelation' Lord Belial mostrou que eles ainda tinham a agressividade que foi mostrada em álbuns anteriores e que eles tinham mais a oferecer de onde isso veio.
Este álbum acabou por ser elogiado pela imprensa e pelos fãs, Revelation conseguiu ser "O Álbum do Mês" em várias revistas e sites.
Revelation chamou a atenção de muitos promotores e uma turnê foi executada em toda a Europa.
A primavera de 2008 foi o tempo de procriação do álbum 'The Black Curse' - o álbum considerado por muitos como o maior esforço de Lord Belial até agora.
Desta vez foi escolhido um novo estúdio e produtor, Deadline Studio com o produtor Valle Adzic (guitarrista na Impious, produtor da Impious, One Man Army, etc.) e o resultado foi muito impressionante. Lord Belial queria um novo som e com este novo álbum ninguém pode evitar o fato de que Lord Belial entrou em uma nova era.
O Wacken Open Air foi atendido com sucesso. Lord Belial também liderou uma turnê de 3 semanas 'The Black Curse Over Europe' com seus compatriotas Apostasia.
- Esta foi realmente a Era da Maldição Negra porque em janeiro de 2009, apenas alguns meses após a turnê bem sucedida, Lord Belial foi congelada, devido a problemas de saúde e deixou todas as suas atividades imediatamente.
Em janeiro de 2009, eles encerraram atividades, a principal razão é o crescente problema auditivo de seu baterista, Micke Backelin.
Apesar de um anúncio em julho de 2010 de que a banda estava trabalhando em novo material, cerca de um ano depois eles anunciaram em seu site oficial e no Twitter que "Lord Belial não está ativo. Nenhum álbum ou shows estão planejados para o momento.
Última Formação:
- Thomas Backelin - guitarras, vocais
- Micke Backelin - bateria
Live 2013:
- Fredrik Wester - guitarras
- Adam Chapman - baixo
Membos antigos e de sessão:
- Anders Backelin - baixo
- Niclas "Pepa" Green (Andersson) - guitarras (1992-2000, 2001-2003, 2006–2009, 2010-2011)
- Daniel "Mojjo" Moilanen - bateria
- Fredrik "Plague" Wester - guitarras (2000, 2002)
- Hjalmar Nielsen - guitarras
- Jenny "Lilith" Andersson - flauta (1993–1999 e Kiss the Goat)
- Cecilia Sander - flauta (Em the Frozen Shadows e Angelgrinder)
- Catharina Jacobsson - flauta (Enter the Moonlight Gate)
- Annelie Jacobsson - flauta (Unholy Crusade)
- Jelena Almvide - cello (Enter the Moonlight Gate e Unholy Crusade)
Discografia:
- Kiss the Goat (1995)
- Enter the Moonlight Gate (1997)
- Unholy Crusade (1999)
- Angelgrinder (2002)
- Doomed by Death (Split, 2002)
- Purify Sweden (Single, 2003)
- Scythe of Death (EP, 2003)
- The Seal of Belial (2004)
- Nocturnal Beast (2005)
- Revelation (2007)
- The Black Curse (2008)
Videografia:
- Night Divine (VHS, 2001)
- Mark of the Beast (DVD, 2004)