Occultus Ars Tenebrae

O Occultus Ars Tenebrae foi fundado em 08/12/2016 E.V. com o intuito de disseminar as Artes Sinistras musicais, literárias e filosóficas.






Sob a Mórbida Lua... DARKTHRONE



Darkthrone é uma banda norueguesa de black metal. Formou-se em 1986 como uma banda de death metal sob o nome Black Death. Em 1991, a banda abraçou um estilo de black metal influenciado por Bathory e Celtic Frost e se tornou uma das bandas líderes na cena norueguesa de black metal. Seus três primeiros álbuns de black metal - A Blaze in a Northern Sky, Under a Funeral Moon e Transilvanian Hunger (às vezes apelidados de "Unholy Trinity") são considerados o pico da carreira da banda  e estão entre os álbuns mais influentes do gênero. 



Durante a maior parte deste tempo, Darkthrone foi um duo de Nocturno Culto e Fenriz, que procurou permanecer fora do mainstream da música. Desde 2006, seu trabalho se desviou do estilo tradicional de black metal e incorporou mais elementos de heavy metal tradicional, speed metal e punk rock, sendo comparado até mesmo ao Motörhead.

Era Death Metal: 1986-1990
A banda que se tornaria o Darkthrone formou-se no final de 1986 em Kolbotn, um pequeno subúrbio de Oslo. Eles eram uma banda de death metal com o nome de Black Death cujos membros eram Gylve Nagell, Ivar Enger e Anders Risberget. As principais inspirações foram Venom, Celtic Frost, Slayer e Cryptic Slaughter. No outono de 1987, a banda mudou seu nome para Darkthrone e foram acompanhados por Dag Nilsen. Ted Skjellum juntou-se a eles na primavera de 1988. Durante 1988 e 1989, a banda lançou independentemente quatro demo tapes: Land of Frost, A New Dimension, Thulcandra, and Cromlech.

Eles posteriormente assinaram com a gravadora independente Peaceville Records em um contrato de quatro álbuns. Em 1990, eles gravaram seu primeiro álbum de estúdio, Soulside Journey. Devido à um pequeno orçamento de gravação, a banda não podia pagar o tipo de estúdio que eles queriam, mas graças aos membros do Nihilist e Entombed, eles conseguiram gravar seu álbum na Sunlight Studios. Embora principalmente em estilo death metal, houveram alguns elementos de black metal presente em termos de obras de arte e temáticas líricas.

Imediatamente após o lançamento deste álbum, a banda continuou escrevendo e gravando novo material, gravando cada nova música em fita até que fosse um álbum completo. Essas demos foram inteiramente instrumentais, mas eles demonstraram a mudança gradual da banda em direção ao black metal. Em 1997, elas seriam lançadas na compilação Goatlord.


Juventude Black Metal: 1991-1994
O logo da Darkthrone, como apareceu nos lançamentos da banda desde seu primeiro álbum, Soulside Journey. Foi desenhado por Tassilo Förg, Gylve "Fenriz" Nagell e Tomas Lindberg do Grotesque / At the Gates.

Durante 1991, Darkthrone adotou o estilo estético que viria representar a cena do metal preto, usando corpse paint e trabalhando sob pseudônimos. Gylve Nagell tornou-se "Fenriz", Ted Skjellum tornou-se "Nocturno Culto" e Ivar Enger tornou-se "Zephyrous". Em agosto de 1991, eles gravaram seu segundo álbum, que foi lançado no início de 1992 e intitulado A Blaze in a Northern Sky. O álbum continha as primeiras gravações de black metal do Darkthrone, e Peaceville Records era originalmente cético sobre a liberação devido à mudança extrema do Darkthrone de seu estilo de death metal original. Depois que o álbum foi gravado, o baixista Dag Nilsen deixou a banda, e foi meramente creditado como "session bass" sem imagem no álbum.

O terceiro álbum da banda, Under a Funeral Moon, foi gravado no verão de 1992 e lançado no início de 1993. Ele marcou a conversão total de Darkthrone para o estilo black metal e é considerado um marco para o desenvolvimento do gênero como um todo. Este álbum também marcou o último álbum no qual o guitarrista Zephyrous se apresentaria.

Foi seguido por seu quarto álbum, Transilvanian Hunger, que foi lançado em fevereiro de 1994. Este foi o primeiro álbum de Darkthrone a ter apenas dois membros, Nocturno Culto e Fenriz. A banda permaneceria dupla a partir deste ponto. Transilvanian Hunger foi caracterizada por um estilo de gravação muito "raw" ou "baixa qualidade" e simplicidade musical. O lançamento do álbum causou alguma controvérsia: algumas de suas letras foram escritas pelo infame músico norueguês de black metal Varg Vikernes, e seu folheto continha a frase "Norsk Arisk Black Metal", que se traduz em Inglês como "Norwegian Aryan Black Metal".


Com Moonfog Records: 1995-2004
Darkthrone mudou-se para outra gravadora independente, Moonfog Productions, para lançamentos subseqüentes. O selo foi dirigido por Satyr da banda de black metal Satyricon.

Seu quinto álbum, Panzerfaust, foi lançado em 1995. O álbum foi bem recebido, embora sua produção, que é semelhante à da Transilvanian Hunger, encontrou algumas críticas. Seu sexto álbum, Total Death, foi lançado em 1996 e é notável por apresentar letras escritas por outros quatro músicos de black metal, e nada escrito pelo principal letrista do grupo, Fenriz.

Durante os anos 1993-1995, o baterista Fenriz esteve envolvido com numerosos projetos paralelos. Isto incluiu seu projeto solo ambient  Neptune Towers, gravando um álbum com Satyr com o trio Storm, e tocando baixo no  debut de Dødheimsgard. Também começou a tocar bateria para Valhall novamente, depois de ter sido um dos membros fundadores em 1988, mas deixando em 1990 para se concentrar no Darkthrone.


Em 1999, Darkthrone lançou o álbum Ravishing Grimness, e em 2001 seu álbum seguinte, Plaguewielder. Enquanto Transilvanian Hunger e Panzerfaust tinham canções escritas apenas por Fenriz, esses dois álbuns tinham canções principalmente escritas por Nocturno Culto e ambas gravadas no estúdio de Ronny Le Tekrøe em Toten, na Noruega. Isso explica o som um pouco "mais claro" nesses registros. 

Nos últimos anos da década de 90, dois álbuns de tributo da Darkthrone foram lançados: Darkthrone Holy Darkthrone em 1998 e The Next Thousand Years Are Ours em 1999. A banda também lançou Preparing for War, uma compilação de músicas de 1988-1994. Em 2002, a introdução de sua canção "Kathaarian Life Code" apareceu na última cena do filme Demonlover.
Em 2003, a banda lançou o álbum Hate Them. Embora este registro e seu próximo contenham introduções eletrônicas, eles permanecem fiel ao estilo de Darkthrone, o black metal. Sardonic Wrath foi lançado em 2004. Foi o último álbum da banda com a Moonfog Productions e seu último álbum gravado exclusivamente no estilo black metal. Este álbum foi nomeado para o Norway’s Alarm Awards. Entretanto, a entrada do álbum foi retirada a pedido da banda. Seus próximos lançamentos apresentariam traços fortes de punk crust.



Mudança de direção: 2005-presente
Em 2005, Darkthrone confirmou que eles tinham voltado para a Peaceville Records, depois de deixar a gravadora em 1994. Eles também tinham iniciado a sua própria gravadora, Tyrant Syndicate Productions, para lançar seus álbuns futuros. Para comemorar seu retorno, Peaceville reedita a compilação Preparing for War com um CD bônus de demos e um DVD de apresentações ao vivo. Os primeiros quatro álbuns de Darkthrone também foram relançados com entrevistas em vídeo sobre cada um deles.

Darkthrone lançou seu décimo primeiro álbum, The Cult Is Alive, no início de 2006. O álbum representou uma mudança no estilo da banda e a música incorporou traços crust punk. Embora as raízes black metal de Darkthrone fossem ainda evidentes, sua mudança do som típico do gênero era mais perceptível. The Cult Is Alive foi o primeiro álbum de Darkthrone a aparecer na parada de álbuns na Noruega, estreando no número 22. 

Em julho de 2007, a banda lançou o EP NWOBHM (uma sigla para 'Nova onda de heavy metal preto', uma decolagem na original 'Nova onda de heavy metal britânico') como uma prévia para seu próximo álbum. Em setembro daquele ano, Darkthrone lançou o álbum F.O.A.D. (Um acrônimo para Fuck Off and Die). A frase foi usada por muitos bandas de thrash metal e punk durante a década de 1980. Enquanto a música continuou parcialmente o estilo punk que foi introduzido em The Cult Is Alive, desta vez a banda se concentrou mais no heavy metal tradicional.

Também durante 2007, Nocturno Culto completou e lançou The Misanthrope, um filme sobre black metal e vida na Noruega. Ele incluiu algumas de suas próprias gravações solo. Em outubro de 2008, Black Flags foi lançado, usando muito o mesmo estilo do álbum anterior. Em 2010, a banda lançou o álbum Circle the Wagons, que novamente misturou o crust punk junto com o speed metal e o heavy metal tradicional.

No final de 2010, Peaceville adquiriu os direitos dos álbuns Moonfog da banda e re-lançou Panzerfaust como um conjunto de dois discos e em vinil. A re-edição de Total Death foi marcada para 14 de março de 2011. Em julho de 2012, Darkthrone anunciou um novo álbum, intitulado The Underground Resistance; Foi lançado em 25 de fevereiro de 2013. A banda lançou seu álbum de estúdio 16, intitulado Arctic Thunder, em 14 de outubro de 2016. 

Em 22 de outubro de 2016, a banda revelou via Facebook que estariam emitindo uma compilação intitulada The Wind of 666 Black Hearts. O álbum, que será lançado em 25 de novembro de 2016, é composto de demos gravadas em 1991 e 1992 para canções que mais tarde apareceram em A Blaze In the Northern Sky e Under a Funeral Moon.



Integrantes Atuais:

  • Nocturno Culto (Ted Skjellum) – guitarra base, baixo, vocais, letras (1988–presente)
  • Fenriz (Gylve Fenris Nagell) – bateria, guitarra, baixo, teclado, vocais, letras (1986–presente)


Antigos Integrantes:

  • Zephyrous (Ivar Enger) – guitarra (1987–1993)
  • Dag Nilsen – baixo (1988–1991)
  • Anders Risberget – guitarra (1986–1988)


Artistas Relacionados:

  • Aura Noir – Fenriz gravou vocais e escreveu letras para a banda, e dois integrantes do Aura Noir fizeram o mesmo no Darkthrone.
  • Burzum – as letras dos álbuns Transilvanian Hunger and Panzerfaust foram compostas por Varg Vikernes.
  • Dødheimsgard – Fenriz (baixista no primeiro álbum), 1995.
  • Fenriz' Red Planet - Projeto solo de Fenriz, 1993.[19]
  • Isengard – Projeto solo de Fenriz, 1989–1995.
  • Neptune Towers – Projeto solo de Fenriz, 1993–1995.
  • Sarke – Nocturno Culto (vocais)
  • Satyricon – Nocturno Culto gravou e se apresentou com a banda.
  • Storm – Fenriz, 1995.
  • Valhall – Fenriz, 1987–1989, 1993–2000.


Discografia:

  • Land of Frost - Demo 1988
  • A New Dimension - Demo 1988
  • Thulcandra - Demo 1989
  • Cromlech - Demo 1989
  • Soulside Journey - Full-length 1991
  • A Blaze in the Northern Sky - Full-length 1992
  • Under a Funeral Moon - Full-length 1993
  • Transilvanian Hunger - Full-length 1994
  • Panzerfaust - Full-length 1995
  • Goatlord - Full-length 1996
  • Total Death - Full-length 1996
  • Ravishing Grimness - Full-length 1999
  • Preparing for War - Compilação 2000
  • Plaguewielder - Full-length 2001
  • Hate Them - Full-length 2003
  • Sardonic Wrath - Full-length 2004
  • Under beskyttelse av mørke - EP 2005
  • Too Old Too Cold - Single 2006
  • The Cult Is Alive - Full-length 2006
  • Forebyggende krig - Single 2006
  • NWOBHM - New Wave of Black Heavy Metal - Single 2007
  • F.O.A.D.- Full-length 2007
  • Frostland Tapes - Compilação 2008
  • Dark Thrones and Black Flags - Full-length 2008
  • Circle the Wagons - Full-length 2010
  • Sempiternal Past - The Darkthrone Demos - Compilação 2011
  • The Underground Resistance - Full-length 2013
  • Introducing Darkthrone - Compilação 2013
  • Black Death and Beyond - Compilação 2014
  • Arctic Thunder - Full-length 2016
  • Arctic Thunder 2 Track Promo - EP 2016  
  • The Wind of 666 Black Hearts - Compilação 2016


Encyclopaedia Metallum - Metal Archives - DARKTHRONE