Em contato com nosso grande aliado C.Bathory foi nos concedida esta entrevista! Confiram!
OAT: Saudações Frater, é com grande satisfação que recebemos a sua participação em nosso Occultus Ars Tenebrae através da horda The Black Spade. À respeito do EP Sangvis et Honor eu ouvi e viajei no tempo em termos de musicalidade, algo pouco explorado atualmente. Você pode nos falar sobre como foi o processo de criação destas músicas? O que os inspirou a usar esta sonoridade?
R. Extremas saudações minha nobre Soror M. Moloch, é com Grande Honra que damos início as manifestações em seu "OCCVLTVS ARS TENEBRAE"... A sonoridade deste EP se deve ao fato que as músicas compostas eram de épocas passadas entre 2004 até 2017, isto é, a única faixa de composição mais recente é "Alone ... Dead and Forgotten"(2017), e ela por assim dizer segue um estilo mais atual sem fugir da essência do EP. Já as demais composições foram feitas por mim na época em que ainda, Eu era Frontbeast da MAUSOLEUM; e muitos dos sons que fiz, assim como letras serão lançadas nos próximos trabalhos; estão calcadas na Velha Escola do Black Metal como BATHORY e HELLHAMMER. Claro que estamos atualizados com as influências que escutamos hoje, e no próximos trabalhos os ouvintes irão perceber algumas mudanças, mas sem perder a Essência Primordial da THE BLACK SPADE ... Em termos musicais, nossas maiores influências vem desde o sujo, velho e verdadeiro Rock and Roll ao mais Extremo Black Metal com fundamento Espiritualista do Caminho sem volta da Mão Esquerda....
OAT: Percebemos também que há cada vez mais uma inclinação de cunho espiritual em seu trabalho. The Black Spade propaga algum conhecimento neste aspecto? Seus membros seguem alguma doutrina?
R. Do que adianta fazer música se não houver um fundamento nas letras?.... É preciso de ambos para assim se conectarem, é a forma; o atalho mais preciso; para manifestar o que a Chama das Sombras sussurra nos ouvidos de nossas Almas.... Claro que em nosso EP Sangvis Et Honor, não pudemos expressar de forma mais profunda, mas para os mais entendidos, há duas composições que da forma mais sútil é ligado a Quimbanda... Cultuamos a Quimbanda, a Morte, o Kaos, a Noite e os seus Segredos nas Sombras mais densas ... THE BLACK SPADE é o Espírito Negro e Inquieto em busca do Conhecimento. Cada um de nós segue um caminho individual e pessoal... Mas, juntos unimos nossas experiências e transformamos em música, manifestando o que há de mais denso queimando em nossos Espíritos....
OAT: Gostei bastante da ideia da última faixa do EP ficar inacabada e ter uma continuação no próximo trabalho da Horda. Achei bem interessante e aliás, ainda não tinha visto outra banda fazer isso neste formato. Você pode nos falar sobre como surgiu esta ideia?
R. Obrigado. Eu sempre tive esta ideia de finalizar um trabalho seja em qual formato, antecedendo a faixa como um prelúdio de nosso próximo trabalho. É uma continuação e será constante unificando um trabalho ao outro.... E justamente sigo essa ideia para atiçar os ouvintes, como o VENOM fez não só comigo, mas com muitos, em seu trabalho intitulado BLACK METAL, colocando em sua última faixa , o prelúdio do som "At War with Satan" antecedendo o Holocausto que estaria por vir em seu próximo disco... Além de Nós e o VENOM, Eu possuo um EP da Sabbat (Japão) que segue esta mesma ideia. Fora isto, não conheço nenhuma banda que seguiu esta ideia....
OAT: Recentemente houveram mudanças na formação com o Retorno de T. Andvscias no Baixo e um novo baterista ainda não anunciado. Como está a adaptação destes novos integrantes à THE BLACK SPADE?
R. Sempre tivemos problemas para estabilizar a formação da THE BLACK SPADE... Uns por conta de seus problemas pessoais, outros por não se adaptarem... Ou simplesmente porque um membro ou outro é um verdadeiro "Cú no Pau"!!! Não queremos um peso morto em Nossa Caminhada. Quanto aos novos membros; T. Andvscias é um Grande Irmão e para a T.B.S., sua contribuição como membro será de Grande Honra! Já o novo Baterista F. Slavghter, já é um velho conhecido nosso e ele está fazendo e bem a sua parte.... S.E.H.S.
OAT: Atualmente vemos um cenário muito decadente em nosso país em relação a política. Vocês possuem posição frente a isso ou apoiam algum lado entre a atual esquerda ou direita?
R. Odeio política... Seja ela de esquerda ou direita, mesmo fazendo "parte" cotidiana de nossas vidas.... Mas, isso nunca acrescentou e nunca irá acrescentar em nada nesta minha caminhada... Mesmo que Eu deseje um país melhor para mim, sou EU que devo correr atrás do que me fará bem, caso contrário, serei apenas mais um acomodado nesta massa de Gado.... E a THE BLACK SPADE Abomina e Execra, Repudiando toda ideia política seja ela fascista e antifa dentro do Cenário Underground, portanto afastem-se Tênias Esquerdopatas e Tênias Bolsominions de nosso Caminho....
OAT: Em relação à apresentações ao vivo, vi que há algumas marcadas para o mês de abril deste ano. Quais as suas expectativas em relação a estes eventos?
R. Além deste mês que será o BRAZILIAN RITUAL VI ATTACK,em SP; há também o DEATHKULTWAR FEST em Pomerode-SC, que será em março e estamos para fechar uma apresentação em junho aqui mesmo em SP. Fora isso, desejo que a THE BLACK SPADE não toque tão cedo, pois estou cansado de me decepcionar com organizadores Mercenários e Vampíricos, e só decidimos tocar nestes festivais citados acima, porque conhecemos os envolvidos e além de serem nossos Irmãos e Aliados, são Extremamente competentes e profissionais no que fazem. E as nossas expectativas é que possamos espalhar a palavra Kaotica manifestada em nossa música a todas as Almas que estiverem presentes...
OAT: Existe a previsão de lançamento de um próximo trabalho da Horda? Já tem em vista a temática do seu novo álbum?
R. Houve contratempos que atrasaram a gravação de nosso Full, pois o mesmo já era para estar lançado em novembro passado, mas como nada é por acaso, deixemos fluir naturalmente as finalizações da gravação deste Full, e acredito que no primeiro semestre possamos lançar algo através da Grande MUTILATION REC. Nossas temáticas são diversas, pois neste Full lenght no qual será intitulado "... E DO FIM, SE FAZ O INÍCIO..." Falaremos desde personagens insanos e carrascos da História, seja ela da Corte ou um Voivoda, como também o Ocultismo e os seus Segredos das Sombras, como Quimbanda, Kaosofia, Culto a Morte e toda Egrégora Abismal....
OAT: Como sabemos, nosso país possui uma certa resistência à música extrema e não há muito incentivo. Como vocês enxergam isso e como fazem para encarar essas dificuldades?
R. Infelizmente, é uma triste realidade... E desde o princípio, quando comecei a me envolver na música extrema em 1993, já percebi o quanto eu iria passar por obstáculos, desde falta de grana para com os ensaios, aparelhagens precárias ou até mesmo falta de aparelhagem... Membros que por muitas vezes me decepcionaram; (inclusive até hoje tive estas decepções); e claro, festivais mal organizados.... Mesmo assim, sigo firme e acredite, todos estes obstáculos só me fortaleceram, e nós da THE BLACK SPADE devido as experiências, estamos mais seletivos em todos os aspectos, pois sabemos que estes obstáculos sempre estarão em nosso caminho.... Porém nossa "Dedicação e Devoção" pelo que fazemos nos torna fortes!!!!!
OAT: Agradecemos a honra de ter nos concedido esta entrevista. Gostaria de dar uma declaração final aos ouvintes e leitores do OCCULTUS ARS TENEBRAE?
R. Em nome da FALANGE THE BLACK SPADE, agradeço a todos que aqui deram uma pequena, porém honrosa atenção em nossas manifestações.... Sintam-se a vontade para nos contactar... E a ti minha Querida e Nobre Soror M. MOLOCH, muito obrigado pelo espaço cedido em seu Grandioso OCCVLTVS ARS TENEBRAE, saiba que Eu Admiro e muito a sua pessoa como também os seus trabalhos e projetos... Que a Solitária Chama pelo qual habita no mais Profundo Íntimo de sua Sombra, Queime... Queime!!! Fluindo Sabedoria e Conhecimento ... HAIL KHAOS!!! HAIL AZERATE!!!! HAIL AMPLEXVS MORTEM!!!! S.E.H.S.S./ L.E.E.P.G.É.M.